quarta-feira, dezembro 10, 2014

Risos e brincadeiras durante a abertura da 7ª Mostra Arte Animal‏

Foto e informações: Mayra Lima
Foto e informações: Mayra Lima
Os dinossauros invadiram a Unesc durante a abertura da 7ª Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Com o tema “Jurassic”, alunos do Centro de Educação Infantil Arca de Noé, de Criciúma, participaram de diversas atividades durante o ano letivo de 2014 e na noite desta terça-feira (9/12), mostraram o resultado das atividades aos seus pais e familiares, durante a abertura da mostra, com muita música e poesia.
Para a coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o projeto influencia no desenvolvimento das crianças como cidadãos. “O aprendizado se confunde com a brincadeira quando há a junção da arte e a ciência. Através dessa mistura é possível perceber o quanto eles se envolvem e se aproximam da valorização do meio ambiente e dos animais”, comenta.
Segundo a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, a ação faz parte das atividades de uma universidade comunitária como a Unesc. “É de extrema importância a junção desses mundos entre Universidade e Centro de Educação Infantil. A integração contribui para o envolvimento da comunidade com a Unesc”, ressalta.
O tema foi escolhido pelos próprios alunos. Segundo a professora responsável pela turma participante, Naiara da Silva Freitas, os pequenos estão na fase do “faz de conta” e expressaram interesse em aprender mais sobre os dinossauros. “Essa foi a porta de entrada para eles aprenderem a importância dos animais. Agora também estamos trabalhando outros tipos de extinção com o intuito de despertar a conscientização nos pequenos”, afirma.

Para a diretora do CEI, Sabrina Américo, o projeto abriu o leque para novas atividades dentro da escola. “Eles estão envolvidos com a questão do ambiente e dos animais após a participação do projeto. A partir daí é possível desenvolver outros tipos de trabalhos relacionados ao tema. Além disso, a ligação com a Universidade agrega ao conhecimento dos pequenos. Para eles, a Unesc é a “escola dos adultos””, conta Sabrina.

O Arte Animal se caracteriza por atividades realizadas na escola e no Museu ao longo do ano letivo. Na escola, os estudantes participam de estudos sobre as cores, texturas, expressão artística e produção de obras. No Museu de Zoologia, fazem visitas específicas ao tema escolhido e participam de aulas e oficinas. Desses encontros nasceram as telas pintadas pelas crianças, que ficarão expostas até sexta-feira (12/12), no Bloco da Biblioteca.
Também participaram do evento o Musical Unesc e a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...