O ganhã pão diário de um vendedor

"Descascador de Repolho", "Pra descascar repolho". Quem nunca ouviu essas frases no centro de Criciúma. Elas vêm de Wanderley Domingos, que há mais de 50 anos dedica-se ao comércio de rua. Já são 30 anos na capital do Carvão. “Estou na rua há tanto tempo porque era preciso trabalhar para poder comer. Meus pais eram muito pobres e não tinham condições de nos sustentar”, relembra Domingos.

A vida trouxe muitos ensinamentos para o senhor de voz forte. “Eu sempre gostei de ler livros, gosto de saber das histórias e de contar”. Domingos já viajou os quatro cantos do Brasil, conheceu pessoas de todas as classes sociais. Algumas, faz questão de destacar: “Silvio Santos e Hebe Camargo”.
Domingos nasceu em Criciúma e circulou por São Paulo, Rio de Janeiro e até o Amazonas. “A melhor cidade que se tem para morar é Criciúma, por causa do astral, pois é um povo acolhedor e recebe todas as pessoas, como se fosse o seu irmão”. A única mágoa do trabalhador é não ter, muitas vezes, a valorização de seu trabalho, por atuar nas ruas da cidade.

Para ele, cada pessoa deve, do seu jeito, ajudar o próximo. “Eu doava e ajudava muito, por isso que eu estou aqui vendendo. Entretanto, estou feliz pelo que fiz ao longo da vida e não me arrependo de nada”, afirma.

Negócio diário

Quem circula pela praça Nereu Ramos, o coração de Criciúma, conhece Wanderley Domingos. Impossível nunca ter ouvido seu comercial sobre o equipamento que corta e descasca legumes e frutas com habilidade única. “Isso aqui é meu ganha pão, é minha vida”. No centro é conhecido por vender o seu produto “Descascador”. “Todos os restaurantes do centro têm esse produto, e ninguém reclamou dele, aliás, só tenho recebido elogios”, revela.
Além de comprar o item por R$ 15,00 o consumidor recebe um explicação de como usá-lo de forma adequada. “Todo comerciante precisa vender e explicar o produto, senão estará enganando o comprador”, explica.
Por,
@mateusmastella