Maior onda de frio do ano vai chegar ao Sul

O calorão toma conta do interior do Rio Grande do Sul nos próximos três dias, as temperaturas vão ficar próximas dos 40ºC, mas a partir de sexta-feira tudo muda, de acordo com Aline Cardoso ao site Tempo Agora. De acordo com os meteorologistas da Somar, a maior onda de frio do ano até o momento chega depois do dia 20 de março no Sul.

A formação de uma área de baixa pressão atmosférica diminui a temperatura máxima no centro e leste de Santa Catarina e do Paraná entre terça e sexta-feira. A máxima fica entre 18ºC e 21ºC em Curitiba na quinta-feira (19). Já no Rio Grande do Sul, o calor de mais de 30°C predomina até o fim desta semana. A partir de 21 de março, a entrada de uma massa de ar polar derruba a temperatura também no Rio Grande do Sul.

“Serão três ondas de frio que vão passar em sequência e vão manter as temperaturas baixas em todo o Sul até pelo menos dia 30 de março”, comenta o meteorologista Celso Oliveira da Somar. A tarde mais fria será registrada em 22 de março, com termômetros entre 18°C e 21°C em Porto Alegre, sendo a mais baixa do ano até então. A madrugada mais fria do ano será registrada no dia seguinte, com termômetros entre 9°C e 12°C desde o oeste do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina.

A expectativa é para vendavais a partir do sábado em toda a região. Mesmo com a passagem de uma frente fria no Rio Grande do Sul, não há previsão de grandes acumulados.