Nelson Freire fará concerto em Porto Alegre

Foto: Benjamin Eolavega
No ano em que comemora seus 70º aniversário, Nelson Freire, um dos maiores expoentes da música clássica mundial, volta a Porto Alegre para se apresentar com a Ospa, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no dia 16 de dezembro, terça-feira, às 20h30.

O pianista mineiro sobe ao palco do Salão de Atos da UFRGS – local onde fez a sua primeira apresentação com a Ospa, em 1969, sob a regência de Pablo Komlós – para interpretar o “Concerto para piano e orquestra nº 2”, deFrédéric Chopin (1810-1849). Os ingressos para o concerto já estão esgotados.

Sobre o “Concerto para piano e orquestra nº 2”
Consagrado como ícone do piano romântico, o polonês Chopin compôs o “Concerto para piano e orquestra nº 2” entre 1829 e 1830, aos seus 20 anos, quando ele ainda não tinha terminado a sua educação formal. Na estreia da obra, no Teatro Nacional de Varsóvia (Polônia), foi aclamado como um herói nacional. Mesmo que suas composições demonstrassem um desejo de sofisticação formal desde cedo, seus primeiros trabalhos, como este, se estabeleceram no repertório da música clássica mais pela poesia dos seus detalhes, muito imaginativos e pessoais.