Nova Veneza/SC: Clubes de Mães aprendem técnica de bordado francês‏

Texto e foto: Flávia Bortolotto
Os Clubes de Mães de Nova Veneza tiveram uma boa surpresa para o segundo semestre de 2014. Durante a última semana a presidente da Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave), Ticiana Destro Gava, e vice Vera Spilere, entregaram um trabalho sonhado desde o início. “Estamos trazendo a técnica do Richelieu, que é um tipo de bordado recortado, vazado, que dá um efeito maravilhoso e vai agregar ao que os clubes já vêm realizando”, afirmou Ticiana.
As monitoras ficaram um mês em capacitação e garantem que a técnica não é complexa. Para a vice presidente, é um bordado que nunca sai de moda. “Procuramos proporcionar o melhor material, pois com dedicação no trabalho é uma peça que elas terão para a vida toda”, disse Vera.
O que é o Richelieu ?
Trata-se de uma técnica de bordado aberto, no qual desenhos de figuras são contornados por meio de um ponto de casear. De origem desconhecida, que remota da Idade Média, o nome “Richelieu” foi dado por causa do Cardeal que integrava a corte do Rei Luís XIII da França. Na época, o religioso criou oficinas para a execução desse tipo de bordado, que recebeu alterações quanto à sua técnica.