Casais que postam muito sobre o relacionamento no Facebook são mais inseguros

Sabe aquele casal que posta o tempo inteiro o amor um pelo o outro e esbanjando confiança, na verdade pode ser justamente o contrário: insegurança. É o que aponta pesquisa do psicólogo Gwendolyn Seidman, realizada pela Albright College. 

Foram analisados usuários do Facebook em “relacionamento sério" e constatado que os satisfeitos com seu relacionamento são os que têm maior tendência à alardear sua relação e usam a rede social para fiscalizar o namorado, ou namorada, e diminuir  medos de rejeição e ansiedade dentro do relacionamento. “Estes resultados sugerem que os menos confiantes sentem a necessidade de mostrar seus relacionamentos aos outros e dizer que estão tão bem quanto seu relacionamento”, disse o professor.


Os participantes preencheram um questionário sobre os seus comportamentos e hábitos no Facebook, alem de analisados os traços de personalidade: indivíduos mais neuróticos também são mais propensos a usar a rede social para monitorar seu parceiro e mostrar o seu relacionamento. “Neuróticos são geralmente mais ciumentos em seus relacionamentos amorosos",  comentou Seidman.

O que os pesquisadores não esperavam é que os extrovertidos, usuários mais frequentes, são menos propensos a essas monitorações ou posts carinhosos. Os introvertidos são os que mais publicam conteúdo afetivo e espionam os parceiros.