quarta-feira, janeiro 22, 2014

Hemosc, em Criciúma, estará aberto no sábado

Texto: Douglas Saviato
Criciúma/SC - Pela primeira vez ao ano, o hemocentro de Criciúma estará aberto no sábado. Por causa do período de férias o Hemosc abrirá no último sábado de janeiro, dia 25, e não no primeiro como acontece tradicionalmente. Conforme a assistente social da instituição, Simone Nandi, a presença da população é importante, pois o hemocentro está com o estoque em baixa. 
“Janeiro é um mês delicado devido ao período de férias. Este fator aumenta o fluxo de veículos nas rodovias e o número de acidentes, ou seja, a procura por todos os tipos sanguíneos aumenta”, explica Nandi.
No entanto, o estoque das tipagens negativas estão mais críticas. “Em especial o O e o AB negativo são os mais preocupantes. Precisamos muito da solidariedade da população para que o estoque seja estabelecido”, alerta a assistente social.  A instituição necessita de 80 bolsas de sangue por dia, porém, as coletas estão longe deste número. “Por isso convidados os doadores para comparecerem na instituição. O Hemosc estará aberto, das 8 horas ao meio-dia”, destaca Nandi.
O Hemosc de Criciúma atende 28 hospitais e clínicas da região, de Imbituba a Passo de Torres. Para fazer a doação, o voluntário deve comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável. O Hemosc fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O hemocentro fica localizado na Avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. Mais informações pelo telefone (48) 3433-6611.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...