Djalma Santos Araújo ensina música há dez anos em Morro da Fumaça

Foto: Samuel Woyciekowski
A música como forma de desenvolvimento pessoal, concentração, dicção e lógica, essa é a fórmula de trabalho de Djalma Santos Araújo, professor de música em Morro da Fumaça.

Morro da Fumaça/SC - Ensinar música é o dom e o oficio do morador de Morro da Fumaça, Djalma Santos Araújo,  há 10 anos. Formado em Artes Visuais, História e atualmente cursando Filosofia, o músico dá aulas de instrumentos de cordas, técnica vocal e teclado além de fazer pequenos reparos, em parceria com o seu filho Raul Araújo, que dá aulas de guitarra, e Lucas Luciano - da banda Symbolica - que ensina a tocar o baixo.

Djalma comenta que começou a dar aulas, em 2003, e depois que descobriu um problema nas cordas vocais, em 2009, parou de tocar em barzinhos. “Cheguei a tocar 5 horas, 87 músicas! O público pedia muito sertanejo universitário e isso me influenciou a parar de tocar em festas”, brinca. 

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira nas escolas da cidade, das 8 às 9h, 13 às 14h e das 17 às 18h, e nos sábados repassa seus ensinamentos em aulas particulares para evangélicos, além do trabalho com pessoas de todas as religiões. “Sou católico, mas meu trabalho é evangelizar, independente da religião” comenta e enfatiza: “Meu trabalho não é formar artista, é formar um cidadão”.

O instrumentista também dispõe de um espaço em sua residência para receber os alunos, sempre aconselhado-os a começarem a aprender a tocar violão por considera-lo uma base e que desperta o interesse, como uma ramificação, para outros instrumentos.

Para verificar disponibilidade de horário das aulas e outras informações o instrumentista disponibiliza uma página no Facebook, facebook.com/djalmasantos.araujo.