Espetáculo “Beatriz” gratuito no Sesc Criciúma domingo

Foto:  Rodrigo Sambaqui 
Considerada uma das atrizes mais importantes do cenário cultural catarinense, Margarida Baird, do Círculo Artístico Teodora, estará em cena no Sesc Criciúma com o espetáculo “Beatriz” no dia 17, domingo, às 19h30 com entrada gratuita.


Na peça, Margarida protagoniza uma mulher que vivencia seus últimos momentos enquanto atriz em um camarim. Cantando, ela relembra sua história, brinca com o tempo ao viajar entre o passado de glórias, o presente de ruptura e o futuro incerto. Personagem e atriz se entrelaçam e estabelecem uma fina fronteira entre a ficção e a realidade. O espetáculo é inspirado em uma das personagens femininas de Chico, “Beatriz”, composta em parceria com Edu Lobo, no ano de 1982.

Ainda em cena, três músicos – Carol Miranda, Larissa Galvão e Pedro Loch – interpretam ao vivo as canções que dão vida às lembranças da personagem. O espetáculo Beatriz nasceu em 2011, em Florianópolis (SC), como resultado de uma disciplina do curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e tem como diretora Ana Paula Beling.



Com 50 anos de palco, Margarida já trabalhou com grandes nomes do teatro brasileiro, como Augusto Boal, Marco Nanini, Marieta Severo, Marília Pêra e Wolf Maya. Participou da vida de três companhias que marcaram o mundo teatral brasileiro: o Teatro de Arena, o Teatro Oficina (ambos de São Paulo) e o Teatro Opinião (do Rio de Janeiro). Recebeu a indicação para o Prêmio de Melhor Atriz (do Ministério de Educação e da Cultura/Troféu “Mambembe”), pelo trabalho em “As Sete Quedas do Meu Pobre Coração” (1983/RJ), e o Prêmio de Melhor Atriz por “As Aventuras de Mestre Nasrudin” (1993/Florianópolis). Acompanhou também as atividades do Centro Internacional de Estudos sobre o Ator, em Paris, e a Holstebro, Dinamarca, estagiou com Eugenio Barba e o Odin Teatret.