Gestores e conselheiros de cultura da Amrec, Amesc e Amurel participam de oficina do Ministério da Cultura

Forquilhinha/SC: Gestores e conselheiros de cultura dos municípios das regiões da Amrec, Amesc e Amurel participam de oficina para implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Amrec, a capacitação iniciou hoje, 23, e segue até sexta-feira, 25, no Hotel Oma Zita, em Forquilhinha. O objetivo é oferecer informações sobre o SNC, através de agentes culturais capacitados, para que sejam estruturados os sistemas de cultura nos seus respectivos âmbitos de competência. Cerca de 80 pessoas participam do evento e deverão conhecer maiores detalhes a respeito dos programas e ações desenvolvidas pelo MinC.
Conforme o presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, os temas a serem debatidos na oficina vêm de encontro com as necessidades da região. “Estamos trabalhando no Diagnóstico de Turismo da Amrec, com o intuito de identificar as potencialidades turísticas da região carbonífera, e a cultura está inserida nisso. Todos os municípios irão ganhar”, avaliou. Para ele, será de extrema importância os esclarecimentos acerca dos editais e formas de captação de recursos. “Esperamos que no próximo ano venham mais recursos do MinC para a região”, observou Alexandre.
De acordo com a presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec, Isabela Niehues dos Santos, a maior expectativa com o evento é o fortalecimento da cultura na macrorregião. “Vamos aproveitar esta oportunidade, que será bastante produtiva em diversos aspectos. Tenho convicção que os municípios sairão satisfeitos da capacitação, com todas as dúvidas sanadas e conseguirão implantar seus respectivos sistemas municipais de cultura”, ressaltou.  O ciclo de oficinas é realizado por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura.