Opinião - Por Igor Kura: O problema são as pessoas!?


"O problema não é Legião Urbana e sim os fãs de Legião Urbana...” 


Esse é a frase que define sobre o que vou falar, dita pelo meu querido amigo Luiz Paulo Canella codinome Ticão em diversas discussões nossas! Já em diversos momentos me peguei refletindo sobre essa frase e em como ela se adapta a quase tudo que envolve algum comportamento humano que eu não aprovo!

Somos seres conectados (interneticamente falando) então e difícil não ligar para o que acontece todos os dias em nossas redes sociais, e é de lá especificadamente (Facebook, twitter) que tirei essa vontade de escrever! Venho acompanhado um crescente movimento de pessoas que estão, em rudes palavras, de "saco cheio" de ouvir/ver em sua timeline outro grupo de pessoas que não cansam de postar/citar/comentar coisas de como um determinado programa de televisão é ruim, limitado, burro e usado para controlar as pessoas!

O Big Brother Brasil é um programa de televisão inventado na Holanda e basicamente consiste em confinar um número x de pessoas dentro de uma casa totalmente vigiada por câmeras e fazerem competirem pela simpatia das pessoas que as assistem, assim a última restante tornaria-se a vencedora!

Sinceramente é uma ideia no entanto divertida, sendo eu um grande adorador do filme aonde o Jim Carry é o protagonista de algo muito próximo (O Show de Truman - O Show da Vida). Ou seja eu concordo que a ideia do programa é até passível de estudo cientifico sobre o comportamento humano! Logo esse texto não é, repito NÃO É contra o BBB, bem pelo contrário eu acabei de afirmar que é uma boa ideia!

O problema é novamente gerado pelas pessoas envolvidas na grande audiência desse programa! Vamos simplesmente ignorar toda essa falácia de controle das massas e sobre como esse programa nos influência ao consumo! Ou volto o meu foco para justamente a "tirada de foco", obviamente isso acontece com outros programas da televisão brasileira, obviamente não é exclusividade do BBB, afinal eu acredito que toda a programação da televisão aberta no Brasil é tendenciosa a ter esse comportamento, tirar o foco das coisas que deveriam sim ter muito mais foco! Logo eu entendo a indignação de algumas, apenas algumas, pois existem pessoas que simplesmente adotaram a "moda comportamental" de odiar (hater) algo ou alguém que é popular de mais! 

Quando eu falo da tirada de foco, não falo para as pessoas que estão lendo! Porque muito provavelmente essas pessoas fazem parte de uma parcela da sociedade que tem acesso a informação e a meios de obtê-la! Ou seja, se você está lendo isso e gosta de BBB você provavelmente também tem conhecimento (sendo por meio de pesquisa ou não) dos escândalos políticos e principalmente da situação socioeconômica do Brasil como um todo! Então você está a par SIM, e se decide não fazer NADA é puramente um descaso social seu! 

Mas quando eu falo da retirada de foco, é da parcela das pessoas que não tem meios de obter informações, que muito provavelmente é a maior parte das pessoas (não tenho dados estatísticos sobre a classe da audiência desse programa), então a televisão que deveria ser um mecanismo informativo, e que obviamente é de fácil acesso para todas as classes sociais no Brasil, está retirando o foco (dando o circo), justamente para as pessoas que obtém o poder de juntas fazer uma revolução social! Que seja através de conflitos ou que seja através de conscientização do voto, isso depende do que você acredita! 

Claro que existem diversas campanhas dentro da televisão, contra drogas, contra corrupção e etc...Mas isso não muda o fato do foco retirado na sua maior parte do que realmente é importante!

Vivemos em sociedade e só a sociedade (junta) tem o poder de mudar as coisas! Logo se quisermos mudar algo ruim, devemos todos sem exceção pensar e agir a respeito! Por isso que para algumas pessoas o BBB é um programa que gera revolta, porque parece tirar a atenção das coisas importantes! Mas o programa tem culpa? A televisão tem culpa? Na minha humilde opinião não! Pra mim é um problema social de comportamento das pessoas no geral, que estão cada vez pensando menos no todo e mais em si mesmas! 

Então esse comportamento se repete em todo o resto! Acho que você está sendo egoísta em quanto ser social quando simplesmente rejeita/renega ou negligência a sua educação como um todo, não quero dizer que todo mundo precisa cursar um ensino superior, mas quero dizer que as pessoas devem sim se manterem informadas e sempre questionando todos os nossos líderes, isso e apenas isso faria bem para TODO mundo! 

Então tu me pergunta: 

- Igor o que eu devo fazer para mudar a sociedade em que vivo?! 

Eu responderia:

- Mantenha-se informado, leia, questione e faça as pessoas a sua volta fazerem o mesmo e fundamentalmente mantenham-se unidos depois de tudo isso! 

E para isso você não precisa deixar de ver BBB, independente do programa que você assiste isso não o torna mais irresponsável socialmente! O que o torna irresponsável socialmente é a sua falta de vontade de informar-se que por muitas vezes em muitos casos dá-se pelo consumo excessivo de programas televisivos!