Audiência debate saneamento básico em Criciúma

A Câmara de Criciúma promove hoje, às 19h30, no auditório da Acic na Próspera, debate acerca da tarifação do sistema de saneamento básico em Criciúma, informa o site Sul Noticias. Os vereadores de Porto Alegre (RS), Carlos Atílio Todeschini e Airton Ferronato, ambos com experiência em diretorias de empresas de água e esgoto, foram convidados para discorrer sobre o assunto.

Ex-Diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (2001/2004) o vereador Ferronato defende a isenção para população de baixa renda com baixo consumo de água e conta que em Porto Alegre, o valor cobrado gira em média em torno de 80% da tarifa de água. ?É necessário que se estabeleça um bom serviço, sem onerar o contribuinte e que a cobrança seja justa para a população?, afirma Ferronato.

Com palestras sobre água em países como Japão, Dinamarca e México, o vereador Todeschini, com experiência na diretoria do Departamento Municipal de Águas e Esgoto de Porto Alegre sustenta que os serviços de água e saneamento devem ser cobertos pela própria tarifa. Ele destaca os altos custos para colocar em funcionamento o esgotamento sanitário e posteriormente sua manutenção. Todeschini também ressalta a necessidade do cálculo transparente e passível de auditoria, seja por meio de uma agência reguladora municipal ou estadual, destacando a importância do município controlar os parâmetros.

"Essa cobrança deve ser feita com rigor técnico, de forma especializada com base numa planilha de custos transparente", opina ressaltando a importância do esgotamento sanitário para o meio ambiente, saúde da população, entre outros.