Obesidade: A melhor época para reverter o quadro é a infância

Além de causar baixa autoestima, a obesidade na infância contribui para que a criança apresente problemas de saúde. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão, problemas ortopédicos e até câncer são algumas das principais doenças que o excesso de peso pode trazer.

De acordo com a nutricionista Ana Paula Canuto de Luca, para Renan Medeiros, no Portal Satc, as causas da obesidade são o alto consumo de açúcar, frituras, carnes gordas, fast-food e a ausência de frutas e hortaliças, que contêm fibras, no cardápio das crianças.

Pais com maus hábitos alimentares também costumam influenciar a educação alimentar dos filhos. Outros fatores são sedentarismo e a existência de alguns distúrbios endócrinos como hipotireoidismo e síndrome de Cushing.

Ela alerta, contudo, que para que o quadro seja revertido, não há necessidade de obrigar a criança a passar por dietas muito restritivas, nem tirar todo alimento gorduroso do cardápio, mas impor alguns limites. “O ideal é parar de engordar e continuar crescendo com saúde”, explica.

Segundo a nutricionista, o processo de reversão do quadro pode ser feito sem causar sofrimento às crianças. Basta aumentar tomar medidas simples como oferecer frutas como lanches e sobremesas e incluir hortaliças no almoço, no jantar e até dentro de sanduíches.

Exercícios excessivos também não são indicados. Basta limitar o tempo passado em frente à TV ou ao computador e estimular outras formas de lazer, como futebol, vôlei, andar de bicicleta e pular corda.

Ana Paula explica ainda que os maus hábitos adquiridos na infância tendem a permanecer por toda a vida. “A educação nutricional aplicada desde a infância é muito importante para reverter este quadro”, ressalta.