Entrevista: Marcelo, vocalista da Strike, ressalta a internet como ferramenta de divulgação

Os mineiros da banda Strike alcançaram o sucesso rapidamente com a música “Paraíso proibido”, em 2007, quatro anos desde a sua formação, em 2003. Em entrevista, Marcelo, o vocalista do grupo, ressalta a importância da internet no atual cenário da música brasileira, mas também não deixa de criticar os downloads. “A rede proporciona você se divulgar da maneira que bem entender, sem depender de ninguém”, comenta o musico.

”Os downloads são uma realidade, mas acho que quando a pessoa baixa o som pra conhecer e se descobre interessada na banda, é válido que ela adquira o produto original”, complementa.

Marcelo confirma que registrar um show em DVD é o próximo projeto da Strike, e que a participação dos fãs será muito importante. O repertório será basicamente com sucessos dos dois CDs lançados e canções inéditas.

Confira abaixo a entrevista, com a participação de Monalisa Delpino, fã carioca, em que o vocalista da Strike, Marcelo, cumprimenta Santa Catarina pela bravura ao enfrentar obstáculos e pelo poder em se reorganizar.

Marlon L - A banda levou quatro anos, desde sua criação em 2003, para ser reconhecida no Brasil. Qual foi o maior espanto da Strike ao chegar rapidamente ao sucesso? Em que situação você teve dimensão que o Brasil já cantava as músicas da banda?

Marcelo - Foi num show que fizemos no Rio de Janeiro, na Terra Encantada, no final de 2007, o público era de mais de 5 mil pessoas cantando "Paraíso Proibido" em coro, esse episódio impulsionou a entrada dessa música na abertura da Malhação e foi nesse momento que tivemos a noção da proporção que nossas músicas tinham alcançado no mercado.

Marlon L - A internet teve, e tem, que papel em seus trabalhos?
Marcelo - O papel do "faça você mesmo", a rede proporciona você se divulgar da maneira que bem entender, sem depender de ninguém. Esse velho lema "punk" nós sempre carregamos, independente de fazer parte de uma grande gravadora, ou de um grande escritório, creio que o artista não pode se amarrar a isso, já que ele pode usar essas ferramentas paralelas para viabilizar várias ações em prol da banda, tais como promoções com os FCs, shows fechados, maratona de votações, participações em programas, exibição de seus vídeos e etc.

Marlon L - A partir de que ponto você acredita que a web começa a atrapalhar? O que acredita que pode ser feito para combater a pirataria?
Marcelo – Os downloads são uma realidade, mas acho que quando a pessoa baixa o som pra conhecer e se descobre interessada na banda, é válido que ela adquira o produto original, por que além de prestigiar o trabalho de vários profissionais competentes, ela ainda ajuda a viabilizar mais ações para o artista. Acredito que as gravadoras terão de se reinventar, ou descobrir novos formatos para comercialização da música num futuro próximo.

Marlon L – Qual o melhor show feito pelo grupo? Tem algum lugar que ainda desejam tocar?
Marcelo – Gostaríamos de tocar em várias cidades que ainda não fomos, tomara que essa nova tour possibilite isso, um show inesquecível foi o primeiro "Pop Rock" em Belo Horizonte, tocamos no Mineirão, maior estádio do nosso estado MG e foi inesquecível.

Marlon L – Algum mico durante alguma apresentação?
Marcelo – Já rolaram alguns tombos históricos, mas nada além desses acidentes normais, as situações adversas em um show são constantes e você tem que saber lidar com todas elas da melhor maneira possível.

Marlon L - Os adolescentes costumam se vestir como vocês da banda, usar as mesmas gírias e segui-los fanaticamente. Os fãs já fizeram loucuras para chegar perto de vocês? Quais as situações mais engraçadas?
Marcelo – Eu sempre falo que os fãs podem nos apoiar, mas não necessariamente devem seguir tudo que falamos, eles podem e devem questionar tudo que chega aos seus ouvidos, eu era assim na minha adolescência e acho isso muito saudável, por outro lado esse alcance acaba gerando uma grande responsabilidade nas nossas composições, nas coisas que falamos, pois começamos a entender como nossas mensagens influenciam os jovens que freqüentam nossos shows. As loucuras são diversas, algumas históricas, mas eu deixo aqui um pedido: espero que nossos fãs não passem por apuros para freqüentarem nossos shows, estudem, valorizem seus pais e nunca desistam de seus sonhos.

Marlon L - O grupo já foi Aposta MTV e Revelação da MTV. Hoje já é considerada uma banda consolidada. Quais as principais propostas que os levaram a essa rápida constância na carreira?
Marcelo – Na verdade tivemos um ótimo início, fizemos uma base forte no underground, construímos uma história de batalha na cena, mas estamos longe de onde queremos chegar, precisamos fazer muitas coisas na nossa carreira, melhorar toda nossa estrutura, mas é inegável que nesses poucos anos de mercado nós conseguimos formatar um circuito grande de shows, um público bem fiel, conseguimos ganhar um conceito grande da galera que consome o rock nacional e levamos a nossa música a lugares inimagináveis até então. O lance é seguir, devagar e sempre!

Marlon L - Já trabalham em novas composições? Já tocam em shows?....Quais?
Marcelo – Já iniciamos o processo de composição do novo CD, mas ainda não tocamos nenhuma dessas novas músicas nos shows.

Marlon L - O DVD é o próximo trabalho? Em qual cidade pretendem gravar e como pensa em fazer?
Marcelo – O DVD será nosso próximo objetivo, vamos registrar um show ao vivo, a participação da galera é um grande diferencial nos nossos shows, portanto não teria formato melhor que esse pra finalizar o projeto e a cidade ainda não decidimos.

Pergunta de fã: (Monalisa Delpino. Rio de Janeiro – RJ)
Eles divulgaram que vão gravar DVD num futuro próximo. Quero saber o que eles preparam pra gravação e qual vai ser o set list.

Marcelo – Vamos preparar um cenário digno de DVD, o repertório será basicamente os sucessos dos 2 CD’s e o show com certeza será aquela loucura de sempre.

Deixe seu recado para Santa Catarina e para o Sul do Brasil.
Marcelo – Quero deixar registrado aqui minha total consideração pelo Sul do Brasil, por todas as cidades que passamos, temos grande carinho por Santa Catarina, pela bravura ao enfrentar obstáculos e de se reorganizar, pela receptividade calorosa de sempre e por esse espaço tão especial, obrigado e ‘tamo’ junto sempre!!!

Confira o clipe de "A Tendência", com direção de André Vasco e Marcos Mion.