Chocolates com mais cacau são mais saudáveis

O exagero do chocolate pode causar doenças como diabetes e intoxicação. Mas quando consumido sem exageros pode trazer benefícios, principalmente o amargo.

De acordo com a nutricionista Maria Cristina Gonçalves de Souza, para Renata Rocha, no Portal Satc, desde que seja sem gordura trans, o chocolate pode ser benéfico. “Quanto maior o teor de cacau, melhor. Chocolate à base de manteiga de cacau, com pouco açúcar, livre de gordura vegetal hidrogenada (gordura trans) em pouca quantidade, faz bem à saúde”, esclarece.

A nutricionista explica que a massa de cacau tem flavonóides, que são substâncias antioxidantes, ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos, reduz o risco de doenças cardíacas e traz benefícios para o organismo. “A quantidade de chocolate que se pode comer por dia depende do biotipo da pessoa, a idade, o peso. Mas, 20g de chocolate amargo por dia é considerado bom”, afirma.

Maria Cristina ainda comenta que o chocolate branco é o que faz mais mal à saúde. “Quanto mais branco, pior é, porque não tem cacau. Tem somente manteiga de cacau, açúcar e leite, então, não tem os antioxidantes que existem na massa de cacau. O chocolate ao leite também tem açúcar e gordura trans. É importante evitar o exagero desses tipos, porque pode causar doenças como diabetes e hipertensão”, relata.

Chocolate vicia

A nutricionista explica que os “chocólatras” ficam viciados porque algumas substâncias, como cafeína, por exemplo, são estimulantes. “Pessoas que têm deficiência de nutrientes sentem necessidade de comer uma quantidade grande de chocolate por dia, ele melhora o humor e a disposição. Quem sente muita vontade deve prestar atenção se não está com deficiência de nutrientes no corpo”, explica.