Banda da Satc comemora 46 anos

Ao som de trombones, trompetes, bumbos, pratos e baterias, sempre ritmados e na batida certa, a Banda Marcial da Satc emociona e embala sonhos por onde passa. São quase cinco décadas de apresentações que começaram dentro do pátio da instituição e se espalharam pelos quatro cantos do Brasil.

A festa, neste dia 7 de abril, servirá para comemorar os 46 anos de atividades e mostrar que, apesar dos anos passados, a banda está renovada, com cara de menina e maturidade de gente grande. Em meio às homenagens e lembranças, é ela que fará a grande festa, com uma apresentação mais que especial para os estudantes da Satc.
Criada em 1965, pelas mãos do irmão Valmir Antônio Orsi, diretor da instituição, a banda se firmou como uma das principais no seu segmento em Santa Catarina. “Ela se consolidou como marca. Temos ex-alunos que começaram conosco, sem saber uma nota musical e hoje dão aulas de música”, comenta a coordenada de Oficinas da Satc, Cinara Gava Feltrin.

A cada ano o grupo se renova com a entrada de novos integrantes. “Trabalhamos em média com 40 alunos e há uma renovação contínua, já que muitos se formam e novos vão chegando”, explica o maestro Pedro Apolinário. Tudo muito parecido com o período que entrou na Satc. Quando Apolinário chegou, em 1985, para estudar, já foi conquistado pelos ritmos da banda. Acompanhou de perto a crise do carvão, em 1990, que quase provocou seu fechamento. “Pedi para prosseguir com o trabalho, porque havia boatos que os instrumentos seriam doados. Então nos deram um voto de confiança e mantivemos tudo”, relembra.

O maestro, um jovem aluno, ficou no comando até 1993. Saiu, aperfeiçoou-se e retornou em 2006, já pós-graduado em música. Hoje, exercita a paciência e o carinho do aprendizado. Recebe alunos inexperientes, sem noções musicais, e os transforma em jovens talentos, afinados e que sabem arrancar sons perfeitos dos instrumentos.

No repertório, a Banda Marcial da Satc inova. Traz desde o clássico, até ritmos bem populares. Não é à toa que o grupo é requisitado todos os anos para apresentações em várias cidades da região. “A média é de 50 shows por ano e só não há mais porque separamos o período de férias escolares para que eles possam descansar”, ressalta Cinara.

Comemorações
Nesta quinta-feira, dia 7, a Banda Marcial faz festa na Satc. Embora seja uma cerimônia simples, os músicos se apresentam em dois momentos, às 9h10min e às 15 horas, para estudantes do ensino fundamental e do médio. “Teremos duas apresentações na quadra coberta”, informa a coordenadora das Oficinas. O corpo coreográfico, coordenado pela professora Maria de Fátima Denoni, também estará se apresentando.