Aneel incentiva empresas a investirem em pesquisa e desenvolvimento na região

A Agência Nacional de Energia Elétrica esteve em Criciúma na noite desta terça-feira, dia 19, para incentivar as empresas de energia elétrica da região a investirem em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O superintendente da Aneel, Máximo Luiz Pompermayer, ministrou palestra na sala de reuniões do Siesesc, onde explanou sobre as novas regulamentações e as vantagens de investir na área.

Pela Lei Nº 9.991, as empresas de energia elétrica têm que investir parte de seus rendimentos em projetos de P&D. “Anualmente, esse valor chega a aproximadamente R$300 milhões”, afirma Pompermayer. Segundo ele, a Aneel mudou a sua regulamentação para tornar mais flexível a avaliação dos projetos e focar na avaliação final, para investir mais em produtos com foco no mercado.

A Satc irá atuar como parceira dessas empresas, auxiliando na elaboração dos projetos. “Nós podemos desenvolver ideias e operacionalizar os projetos de pesquisa e desenvolvimento por meio de nossos pesquisadores. Hoje temos projetos aprovados pela Aneel com empresas de energia elétrica que já estão em execução”, afirma o diretor da Faculdade Satc, Carlos Ferreira. Para o diretor administrativo-financeiro da Satc, Fernando Zancan, apoiar este tipo de projeto é uma das funções da Satc. “A Satc está cumprindo seu papel de fomentar o desenvolvimento da região”, enfatiza.

Onde investir
A Aneel oferece 11 opções de áreas para que as empresas invistam em pesquisa e desenvolvimento. “Elas podem investir em projetos na área do Meio Ambiente, qualidade de energia, eficiência energética, entre outras”, explica o superintendente.
Os principais resultados desses investimentos são divididos pela Aneel em dois grupos. “Visamos o produto principal, que são os conceitos, os softwares, os equipamentos, e também os itens associados, como capacitação de recursos humanos, produção técnico-científica e criação ou melhoria de infraestrutura”, detalha Pompermayer.