Natação: Criciúma terá representantes na Travessia dos Fortes

Quatro atletas da equipe Master Mampituba vão participar, no próximo domingo, da Travessia dos Fortes, maior maratona aquática da América Latina, que será realizada no Rio de Janeiro. O time criciumense viaja com Rafael Canuto, Marcelo Olímpio, Adilson Dajori e Percy Júnior. A largada será no Forte de Copacabana, às 9 horas, e a chegada após o percurso de 3,8 quilômetros será no Forte Duque de Caxias, na praia do Leme.
“Este é o nosso maior desafio desde que começamos a competir”, revela Rafael Canuto, um dos integrantes da equipe permanente de travessias do Mampituba, que conta com doze atletas. Os quatro melhores tempos foram os escolhidos para representar o clube na competição internacional. “Foi muito difícil conseguir uma vaga nesta prova, que reunirá os dois mil melhores nadadores de travessias de toda a América Latina”.

Os atletas treinam quatro vezes por semana na piscina do Mampituba, e exercitam as longas distâncias em águas abertas com trabalhos nas lagoas da região. O time disputa, com freqüência, o Circuito Estadual, que acontece em diversas praias de Santa Catarina.

A equipe completa, de doze nadadores, possui média de idade de 30 a 40 anos. Por serem especialistas em águas abertas, não representarão Criciúma em competições como o triathlon dos Jogos Abertos de Santa Catarina. “Até treinamos algumas vezes com a equipe da Fundação, mas nós somos somente da natação”, informa Rafael. Como todo atleta amador, os praticantes de natação em travessias sofrem com a falta de patrocinadores. “Bancamos os nossos custos”, confirma. “Esperamos que, com a visibilidade desta prova na Rede Globo, possamos atrair alguns investidores”.