Especial: A sexóloga Sibele Estevam fala sobre mulheres e o prazer do sexo


Por
Maira Rabassa

Estamos sempre lendo, observando e analisando o que as mulheres falam quando o tema é sexo. Muitas ainda encontram dificuldades em se soltar na hora H, outras acreditam que lhes falta alguma coisa para que tenham uma prazer mais alucinante. Mas muitos dos problemas que encontramos está dentro de nossas cabeças. Não importa se você é jovem ou uma cinquentona, se tem gordurinhas ou barriguinha tanquinho, o que importa é se você se sente capaz de atrair o sexo oposto. A sexóloga, Sibele Cristina Garcia Estevam, 41 anos (foto ao lado), que também é professora de Artes Sensuais, dá algumas dicas muito valiosas para você, amiga internauta, que está querendo encontrar alguém, ou se tem esse “alguém” e quer apimentar ainda mais a sua relação. Então, deixe a imaginação fluir e entre neste papo pra lá de quente!

Blog - Falar em sexo ainda é considerado tabu pelas mulheres?
Sibele - A compreensão para a associação do sexo ao pecado é visível se buscarmos na nossa história. Somos totalmente influenciados pelos nossos antecedentes, carregando uma influência cultural enorme, de mitos e crendices. Infelizmente o sexo anda é visto, pela maioria, como um tabu; uma transgressão à moralidade. A era vitoriana deixou como herança direta via nossas avós, por exemplo, a imagem do sexo feio, da imagem da mãe “perfeita” e cultuada. A mulher, apesar de conquistas frente à hierarquia masculina, ainda é uma desconhecedora do seu prazer, do seu corpo. A passividade ainda é encontrada na cama, nas implicações com seu bem estar físico e emocional. Consequentemente culpam-se os homens pelo fracasso do prazer, pela ausência de orgasmo e talvez pouco seja feito para que haja uma melhora na vida sexual. As mulheres não precisam de um parceiro para atingir o orgasmo. Mas se tiver um, melhor!

Blog - Quais os benefícios da prática sexual?
Sibele - São inúmeros os benefícios! Durante o ato sexual, ocorre uma descarga de adrenalina que aumenta a frequência cardíaca. O sangue circula por todo o corpo, estimulando a irrigação. No momento do orgasmo, a liberação de endorfina relaxa as paredes dos vasos, o que facilita a fluidez do sangue e diminui o risco de enfartes e derrames provocados pelo entupimento das veias. O esforço físico exigido pela atividade sexual tonifica os músculos e libera tensões. A ginástica que se faz desde as “preliminares” até ao orgasmo ajuda a fortalecer os glúteos, as pernas e o abdômen. Durante um ato sexual intenso, com duração de 15 minutos, podem ser queimadas até 300 calorias. O orgasmo funciona também como trégua para a ansiedade dos períodos de pressão pessoal e profissional. A região pélvica é uma área que precisa de exercício, pois seu enfraquecimento aumenta o processo de queda da bexiga (prolapso). O orgasmo provoca entre cinco a doze contrações de musculatura perineal. Apesar desses benefícios, é bom ressaltar que não basta ter relações sexuais para ter uma vida mais saudável. Sexo por sexo não é bom, pode até trazer problemas físicos. O ato sexual precisa ser agradável, prazeroso e seguro. Deve ser compartilhado com carinho e respeito, “porque homens e mulheres têm tempos diferentes”. O orgasmo feminino tem uma duração mais prolongada. A mulher tende a ficar mais tempo praticando o ato, sem a necessidade de um descanso entre uma relação e outra. Já o homem necessita de descanso mais longo para voltar ao ato. O sexo tem que ser seguro. O uso de preservativo não elimina o prazer, pelo contrário. Ele pode fazer com que a relação sexual seja muito mais agradável, pois não haverá o fator risco num momento que deve ser apenas de puro prazer, tanto no aspecto físico como psicológico.

Blog - Por que as mulheres fazem amor e os homens fazem sexo?
Siblele - Que homens e mulheres são diferentes, a gente sabe e sente na pele. Mas há explicações científicas para determinados hábitos masculinos, como esclarecem os especialistas em comportamento Allan e Bárbara Pease, no bem-humorado livro Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?” (Editora Sextante). Porque é que ele ... Não escuta o que você diz quando está lendo ou vendo tevê? Por ter menos fibras conectoras entre os hemisférios cerebrais do que nós, o homem usa um lado de cada vez. Já reparou que ele não fala uma frase inteira enquanto faz sexo? Gosta que a gente se vista de prostituta (mas não em público). Como o cérebro masculino precisa de um pouco de variedade, ele engana a si mesmo e finge que têm um harém particular ao ver a sua mulher com diferentes roupas sensuais. Os mortais masculinos “erotizam“ quase tudo o que vêem... Eles possuem uma visão espacial, enxergam muito bem há quilômetros, mas ao redor enxergam quase nada, são como cavalos com viseiras. Já, as mulheres são possuidoras de uma visão periférica invejável... Enxergam tudo e mais um pouco. Porém, para ficarem excitadas, precisam ativar os cinco sentidos. Os homens excitam-se apenas “olhando”.

Blog - Com que idade as mães devem começar a falar de sexo com suas filhas?
Sibele - Quando as filhas começam a perguntar...O ideal seria a partir dos 10 anos. Se muitos pais não tivessem tanto preconceito em relação a namoro e sexo e começassem a conversar, alertar e instruí-las cedo, muitas adolescentes não teriam engravidado, sem tomar os devidos cuidados. Mas “instruir” e não criar tabus e preconceitos em ralação ao sexo. Não é querendo aprisionar a filha e a enchendo de proibições que eles conseguem evitar o pior. A solução é através da educação para que elas estejam cientes dos riscos envolvidos. O certo é aproveitar a adolescência da melhor maneira com segurança e responsabilidade.

Blog - Quais as vantagens da masturbação feminina? E porque muitas mulheres ainda têm preconceito em fazê-lo?
Sibele - Masturbar-se é um ato natural e faz parte de uma vida sexual normal e saudável. Sozinha, ou com seu parceiro, masturbar-se ajudará você a conhecer melhor seu próprio corpo e suas preferências. Foi cientificamente provado que quem pratica a masturbação tem uma vida sexual mais plena, mais sadia e mais ativa por mais tempo. Infelizmente, o preconceito influencia muito, fazendo com que muitas mulheres não se masturbem, porque a mãe ensinou que é “pecado”. A masturbação alivia dores menstruais, eleva a auto-estima. Se você sofre de alguma disfunção sexual, como a anorgasmia (dificuldade em chegar ao orgasmo), a masturbação pode ajudar a solucioná-la.

Blog - Qual é a idade onde a mulher está no ápice de seu desejo sexual?
Sibele - Existem muitas falácias em relação ao fim do desejo sexual quando um homem envelhece. É uma questão muito mais cultural que biológica. Observa-se, na verdade, uma diminuição da frequência de sexo já a partir dos 40 anos de idade, quando há baixa de um hormônio denominado Testosterona, responsável pelo apetite sexual. No homem, o estímulo visual é de extrema importância para iniciar e manter o desejo sexual. No entanto, com o avançar da idade, ele precisa ser tocado para provocar o seu desejo. O ápice está no interesse, na libido... Não existe uma idade específica. O importante é gostar e ter vontade de fazer sexo (amor).

Blog - É verdade que depois da menopausa a mulher perde o interesse?
Sibele - Com a chegada da menopausa as mudanças fisiológicas atróficas ocorrem na pele, mama, mucosa genital e também há sintomas psicológicos como irritabilidade ou mudanças de humor, variáveis de mulher para mulher. As mudanças sexuais são mais lentas e progressivas pela diminuição na produção de hormônios femininos. Efetivamente, a resposta sexual sofre algumas alterações, mas não desaparece. Se menopausa fizesse realmente as mulheres perderem o interesse por sexo, como explicamos o desejo insaciável da atriz Susana Vieira? Ela está na menopausa, mas está sempre com companheiros bem mais jovens. Acho que os mais velhos não dão conta daquele fogo todo!

Blog - E o sexo no casamento é realmente menos quente do que quando estamos namorando?
Sibele -
Em alguns casos sim. Mas o importante é não deixar a rotina apoderar-se da relação. Quanto isso acontece, necessita-se apimentar o relacionamento de vez em quando. É importante saber administrar a rotina.
Blog - Por que as mulheres traem?
Sibele - Há um ditado que diz que “Ninguém ocupa um lugar que não esteja vago”... A maioria dos homens trai por trair... Pelo desejo, apenas. Já as mulheres, quando chegam às vias de fato, traem por vingança ou porque estão envolvidas emocionalmente. A minoria das mulheres trai apenas por trair... Apenas por sexo.

Blog - Por que homens mais velhos preferem as ninfetas e as mulheres mais jovens preferem os caras mais velhos?
Sibele - Não existe uma regra... Uma minoria de homens mais velhos preferem as mais novas para constituir uma família, ter filhos, etc. Esses geralmente não conseguem desvincular-se do “padrão” que a sociedade impôs. Já “as mocinhas”, quando descobrem a idade elevada do “tio”, se assustam, são inseguras, muitas até imaturas. Outro grupo de homens mais velhos buscam a exacerbadamente a auto-afirmação, enquanto ¨machos¨ e se sentirem mocinhos, precisam de ninfetas porque querem carne nova, mais firme (homem é muito visual). Garotos gostam de mulheres mais velhas por serem experientes, independentes... Espécie de mamãe dos mesmos... Estes, geralmente são inseguros, mas apegam-se muito fácil em relacionamentos com mulheres mais velhas... As mulheres mais velhas, independentes, assustam boa parte dos homens (mais velhos). Eles, mesmo apaixonados por essas, não assumem sua paixão. “Case com alguém que você goste de conversar”. Ditado esse bem antigo que funciona muito bem. Devo dizer-lhes que o sexo um dia acaba, mas o diálogo, prevalecerá sempre na relação. Ainda bem que temos o livre-arbítrio, não é mesmo?


Dicas para deixar quente a relação:
a) Pra começar, um belo banho é essencial!
b) Cabelos cheirosos, pele macia, hidratada e perfumada e “depilação” impecável!
c) Escolha uma lingerie bem sensual e use salto alto; (evite as lingeries bege, chocolate ou nude)
d) Não se preocupe com as celulites, estrias e derivados nessas horas, ele vai reparar em você e na sua sedução. Ao se entregar, deixe seu lado vulgar se aflorar, em quatros paredes isso é totalmente liberado.
e) Homens são alucinados por unhas bem-feitas e adoram ser arranhados carinhosamente, porém, sem exageros e nada de unhas postiças, por favor!
f) Um bom perfume também é indispensável, porém, em lugares estratégicos como nuca, pescoço, pulsos e atrás dos joelhos. Evite excesso, perfume demais pode enjoar ou desencadear uma crise alérgica no coitado.
g) Vinho/espumante, uma boa música, striptease, dança, frutas e caldas são super bem-vindos tanto quanto conversas quentes ao pé do ouvido. Nada de falar sobre problemas, contas, pais ou qualquer coisa que possa brochá-lo.
h) Deixe-o se sentir seguro, quanto mais confiante ele se sentir, melhor será o desempenho dele, e o seu também.
i) Beije-o muitooo! O beijo é e sempre será o termômetro do relacionamento.
j) Procure sempre olhá-lo nos olhos. Lembre-se: os olhos são os espelhos da alma. A maior arma de sedução é o olhar.
k) Não se acanhe ao tomar a iniciativa, homem gosta de mulher de atitude. Portando mãos a obra, boa sorte e muito prazer!

Dicas para o primeiro encontro:
a) Se prepare antes de sair, tome um banho mais demorado, ouça e cante suas músicas preferidas, tudo isso ajuda a relaxar e ficar em um humor mais adequado.
b) A conversa deve fluir em pingue-pongue, você fala e depois ele também, cuidado com monólogos longos e não tente ficar impressionando demais, não tente se gabar, aprenda a ouvir e entender.
c) Não ter senso de humor arruína qualquer encontro, regra de ouro: Sorria, simples assim, use o poder do sorriso para um clima melhor.
d) Saiba aonde irão ou tenha algumas sugestões de ambientes para que possam decidir juntos. Ficar naquela de ” Você quer ir onde???” Já mostra indecisão e pouca liderança, saiba o que quer fazer e mostre isso. Tenha ATITUDE!
e) Procure divertirem-se no primeiro encontro, associar boas emoções ao encontro é essencial, deixe um gostinho de “quero mais”. A diversão pode ser desde a conversa bem dosada até algo um pouco incomum feito a dois, aqui vale a criatividade, não existe a fórmula mágica, pois depende de gostos e estilos de cada pessoa. “O importante é não criar expectativas”.
f) Regra geral: Menos é Mais! Seja você mesma.

Dicas para atrair alguém:
a) Repito: Seja você mesma!
b) É preciso estar com a aparência adequada para cada situação. Cuide sempre muito bem de si mesma.
c) Seja espontânea, evite as caras e bocas. Nada é mais irritante do que alguém que parece um filme mexicano mal dublado.
d) Evite a todo o custo a intimidade excessiva. A sedução deve ser envolvida em uma aura de glamour que em nada combina com a realidade do dia-a-dia.
e) Bom-humor é essencial para qualquer tipo de relacionamento. Diante disso, procure cultivar aquele tom mais engraçado da sua personalidade, para encantar as pessoas e transformar situações que poderiam ser constrangedoras em boas oportunidades para rir de seus próprios defeitos.
f) Fale de coisas agradáveis e elogie a pessoa a ser conquistada.
g) Não se preocupe se faltar assunto. Relaxe e dê um tempo. O silêncio faz parte do jogo. No começo o papo é mais frio. Afinal de contas, vocês mal se conhecem. Tenha paciência até esquentar o papo.
h) Telefonemas são bem-vindos, mas em horários e frequências razoáveis. Cuidado para não ser vítima do celular, ligando para o seu pretendente a cada meia hora para falar abobrinhas.
i) Seja amistosa. Fica mais fácil conquistar alguém quando você se coloca como amiga antes de tudo. Muita coisa pode acontecer, mas a amizade é um valor maior que qualquer outra situação.
j) Não faça jogos do tipo: só ligo depois que ele ligar; só vou para a cama após meia dúzia de encontros, dois jantares, dez cineminhas; O amor é natural, flui como a água e deve ser vivido com emoção.
l) Muitas vezes, depois de investir muita energia na paquera, você percebe que a outra pessoa não está fazendo a parte dela. Você já deu todas as bandeiras, já fez tudo o que podia. Agora está na hora de ficar na sua.
m) Se você gostou da pessoa no primeiro encontro, tente não perdê-la de vista, trocando o telefone, por exemplo. Se não gostou, saia de fininho. Não é preciso fazer média, somente seja educada.

Quer saber mais sobre sexo? Então acesse o site da consultora de Relacionamentos, Sibele Cristina clicando aqui (sibelecristina.com.br)! Ela também está no Facebook (sibelecristina) e no Twitter (@sibelecristina).