Economia: Venda de etanol cai 80%

Criciúma/SC - Combustível genuinamente brasileiro aposta de economia e ecológicamente correta para os derivados de petróleo, o Etanol provocou o surgimento dos carros bicombustível e se tornou referência. Porém, segundo o Sul Noticias, com o preço em constante elevação, o litro do bom e velho álcool está quase equiparado ao da gasolina, uma realidade que assusta os motoristas.

De acordo com o presidente do sindicato dos revendedores de combustível de Criciúma e região, a venda de etanol caiu 80%. "O etanol rende menos que a gasolina e com a alta no preço a procura caiu. Tem posto que passa o dia sem vender um único litro de etanol", confirma Quitino Pavei.

Segundo ele, não há falta de produto no mercado e a alta do preço está aliada a outra realidade. "Primeiro boa parte do etanol, 25% já vai para a gasolina, mas o problema nem é esse porque oferta existe. A alta do preço está ligada a valorização do açucar. Como está mais interessante vender açucar o usineiro condicionou a continuidade da produção de etanol a possibilidade de vender o produto no mesmo patamar do açúcar", explica.