Sapiens Parque, Satc e Fundação Certi firmam convênio


O primeiro convênio da Sapiens Parque com uma instituição de ensino de Santa Catarina está sendo firmado com a Satc, de Criciúma. O documento tem a participação conjunta da Fundação Certi. A iniciativa envolve a implantação de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico na área de parques tecnológicos e de projetos inovadores.

A formalização da parceria ocorreu no último dia 25 de fevereiro, em Florianópolis. Participaram da assinatura do convênio o superintendente do Certi, Carlos Alberto Schneider, diretores da Fundação, o presidente da Sapiens, Saulo Vieira, acompanhado de diretores da instituição, e os diretores da Satc, Ruy Hulse e Fernando Luiz Zancan.

A Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) está implantando, desde o ano de 2006, seu parque tecnológico. Atualmente, os dois primeiros prédios estão sendo construídos. Pesquisas na Satc procuram desenvolver novas formas de exploração do carvão, produção de energia e tecnologias de baixo carbono.

A Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) também atua no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e no fomento à criação de incubadoras e parques tecnológicos. “Estamos atuando em parceria com duas instituições de porte, Fundação Certi e Sapiens Parque, reconhecidas nacionalmente e que darão apoio para a implantação do nosso parque tecnológico”, ressaltou o diretor administrativo/financeiro da Satc, Fernando Luiz Zancan.

A Sapiens Parque é uma sociedade de propósito específico que tem a finalidade de executar o projeto do parque tecnológico “Projeto Sapiens Parque”, através do qual se pretende criar um ambiente propício à inovação, por meio da atração, acolhimento e interação entre a área científica, governamental e empresarial, tem no seu escopo receber projetos de instituições científico-acadêmicas de tradição e destaque.

O convênio demonstra o interesse mútuo no desenvolvimento regional e no apoio às iniciativas da Satc de implantação de seu parque tecnológico. “Esse convênio representa um apoio tecnológico muito importante para o desenvolvimento do parque de uma forma sustentável”, destacou Zancan.