Entrevista: Daniel faz elogios a cantor de Sombrio/SC e diz que pretende lançar novo DVD em 2011

Além de ouvir um CD de inéditas em 2011, os fãs, e principalmente, as fãs de Daniel poderão ver o trabalho do cantor em DVD. Depois de vazar na internet a informação sobre um novo disco, o artista revelou, em entrevista para esta coluna, que pretende registrar o show em vídeo. “A minha essência musical vem da música raiz... Ano que vem gostaria de gravar um DVD, é um pedido constante do meu público”, comentou Daniel.

O atual trabalho, lançado em abril, o CD e DVD Acústico Raízes, reúne os sucessos do artista em sua carreira solo e assim foi intitulado por conter músicas caipiras, estilo musical que exerce maior influência em suas canções. O disco marcou o fim de uma das mais longas parcerias no cenário musical, a do cantor com a Warner. Hoje os trabalhos são com a gravadora Som Livre.

Daniel sempre busca novos talentos pelo Brasil. Um exemplo é o compositor Gabriel Valim, gaúcho de Torres residente em Sombrio/SC - que em abril de 2010 foi o 15º que mais arrecadou com direitos autorais no sul do Brasil -, que já teve músicas gravadas por duplas famosas como “Nós Enrola Mas Não Casa” da dupla revelada prelo Programa Fama(TV Globo), Hugo e Tiago. Uma das músicas de Valim foi cogitada para fazer parte do trabalho de Daniel. O músico comentou acreditar no sucesso do gaúcho. “Sei do talento do Gabriel. Muita gente tem músicas dele que fizeram sucesso e ele mesmo vai chegar lá porque tem talento!”.

“Eu só tenho a agradecer a todos desse estado maravilhoso que é uma segunda casa pra mim. Vou a trabalho e também a passeio”, afirmou Daniel sobre shows em Santa Catarina na entrevista abaixo.







Marlon L - A dupla João Paulo & Daniel levou quase 10 anos até se consagrar com o CD lançado em 1995. Houve algum momento em que pensaram em desistir?
Daniel – Nós sempre pensamos que teríamos a nossa música reconhecida, não desanimamos... E hoje o conselho que dou pras jovens duplas é este, que tenham perseverança.

Marlon L - Você ainda sente falta de João Paulo? Em que momento você mais lembra dele?
Daniel – Muita falta, sempre lembro dele, não só no palco a falta dele é marcante.

Marlon L - Qual foi principal fato que te levou a continuar em carreia solo?
Daniel – O apoio dos meus fãs e todos que estavam à minha volta, e o sentimento de que eu tinha que continuar o nosso sonho.

Marlon L - Qual o melhor momento da fase solo?
Daniel – Não há um melhor momento porque cada fase é importante para se chegar à outra. Cada momento teve sua importância, da mesma forma que não consigo julgar um álbum sendo mais importante do que outro.

Marlon L - “Raízes” foi idealizado por quem? A decisão de fazer um ao vivo foi sua ou em conjunto com a Som Livre?
Daniel – Raízes foi idealizado por mim junto com o diretor do show, Marcelo Amiky. Depois a decisão de registrar em DVD foi minha, porque é um projeto acústico, com uma pegada diferente do que eu já tinha feito até hoje, e o projeto foi apresentado à Som Livre, que abraçou.

Marlon L – Qual o diferencial desse disco?
Daniel – O fato de ser acústico. Ele possui também 3 músicas inéditas.

Marlon L - Nos últimos anos seu trabalho tem criado uma identidade cultural com a música raiz ou na forma mais tradicional do sertanejo! Como você explica isso?
Daniel – A minha essência musical vem da música raiz, eu cresci ouvindo e cantando esse estilo, que pra mim é rico demais. Talvez essa identificação maior tenha acontecido quando lancei os projetos Meu Reino Encantado. Ano que vem gostaria de gravar um DVD, é um pedido constante do meu público.

Marlon L - Não são muitos o que mantiveram ou fizeram mais sucesso depois que começaram carreira solo. Ao que se deve o fato de você manter sua carreira em alto nível?
Daniel – Eu acho que não existe formula, mas o jeito de ser de cada pessoa influencia na manutenção de uma história.

Marlon L - Em 2000 foi criado o Daniel Futebol Clube. Em que circunstancias essa idéia surgiu? O time ainda faz amistoso?
Daniel – o Daniel FC foi um projeto que durou 10 anos, e no ano passado interrompemos as atividades da equipe. A idéia surgiu quando participei de alguns projetos como do Alexandre Pires em Uberlândia, e vimos que seria possível ter essa estrutura permanente e atuante. Foram mais de 160 jogos realizados pelo Brasil.

Marlon L - Se Daniel Futebol Clube jogasse contra São Paulo Futebol Clube e você não estivesse em campo, pra quem torceria?
Daniel – Difícil dizer hein, porque o Daniel FC era meu time solidário, do coração, e o São Paulo, é paixão desde sempre! Eu torceria pela solidariedade ganhar em campo, para que o estádio estivesse lotado de pessoas que doaram algo pra quem precisava pra estar ali.

Marlon L - Além de ser músico, você já participou de cinema e novela. Você pensa em repetir essas experiências? Tem algum projeto novo?
Daniel – Foram experiências maravilhosas pra mim como profissional e como pessoa também. Não sou ator, me preparei um pouco para enfrentar esses desafios com a ajuda de um preparador de atores, e o que posso dizer é que me dediquei ao máximo aos projetos do filme e da novela, e sempre procurei usar da minha naturalidade. No momento não estou pensando em voltar a atuar porque a minha prioridade sempre foi a minha carreira como cantor, mas tudo que for somar pra mim será muito bem vindo! Esse é um universo que me fascinou.

Marlon L – Você tem projetos solidários, trabalha como músico, fora esses outros trabalhos. Como faz pra ter pique?
Daniel – Modéstia à parte, eu tenho mesmo muito pique. Não fico parado sabe, quanto mais coisas pra fazer mais animado estou... rs.

Marlon L - A Daniel Promoções foi criada por qual motivo?
Daniel – Porque era uma vontade minha tocar a minha carreira de uma forma diferente talvez, com um escritório próprio. Não existe um motivo especifico.

Marlon L - Gabriel Valim, cantor e compositor gaúcho residente aqui do sul do estado, teve uma musica cogitada para fazer parte de seu trabalho. Como você teve conhecimento do trabalho de Valim?
Daniel – Sim, claro, conheço e sei do talento do Gabriel. Muita gente tem músicas dele que fizeram sucesso e ele mesmo vai chegar lá porque tem talento!

Marlon L - Você tem lembrança de algum show realizado aqui em Santa Catarina? Onde e por quê?
Daniel – Nossa, tenho diversas lembranças, nem dá pra citar uma só! O estado tem cidades maravilhosas que sempre me acolhem tão bem!

Marlon L – Deixe sua mensagem pra Santa Catarina e para os meus leitores.
Daniel – Eu só tenho a agradecer todos desse estado maravilhoso que é uma segunda casa pra mim. Vou a trabalho e também a passeio, e sempre sou muito bem recebido por vocês! Um grande abraço e obrigado pela oportunidade de falar um pouco mais de mim pra vocês!

Nota: Postagem atualizada a pedidos!