Globo perde exclusividade do Campeonato Brasileiro!

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acabou com as facilidades da Globo quanto à aquisição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (20), o órgão decidiu pela extinção de um artifício que garantia preferência à emissora nas negociações.

De acordo com o UOL, apenas Arthur Badin, presidente da sessão, não quis dar seu aval, por entender que a alteração não será forte o suficiente. "A mudança que está sendo implementada pelo termo de cessação de conduta(TCC) é do interesse do próprio Clube dos 13 e poderia ser feita por ele mesmo. Desse modo, me sinto bastante incomodado em reconhecer a validade de uma série de práticas que são o objeto principal desse processo, como a exclusividade".

Mas o TCC trouxe uma novidade que pode mudar drasticamente o cenário atual. A partir de 2012, quando os direitos do Brasileirão entrarem em negociação novamente, as transmissões serão comercializadas separadamente, por mídia. Ou seja, o torneio ganha a possibilidade de ser transmitido por empresas diferentes de TV aberta, TV paga, pay-per-view, internet e até celular – mas há possibilidade de uma empresa adquirir todas.

Por ora, tanto a Globo quanto o Clube dos Treze – os alvos do caso – ficarão sob vigilância do Cade. Se o órgão encontrar novos indícios de formação de cartel ou de práticas anticoncorrenciais, o processo volta a ser aberto.





@mateusmastella
Fonte: Adnews