Marcos Castiel, apresenta palestra para alunos do curso de Jornalismo da Satc.

Marcos Castiel proferiu nesta segunda-feira(20), palestra para os acadêmicos do curso de jornalismo da Satc sobre o jornalismo esportivo. Apaixonado por futebol, Castiel comanda três blogs no veículo RBS e atualmente possui uma coluna no ClicRBS, o "Palanque" . Formado há 22 anos como jornalista, transcorreu em todos os meios de comunicação, passou pelas redações do Correio do Povo, Zero Hora e rádios Guaíba e Gaúcha em Porto Alegre e há 17 anos atua na RBS.

Para o palestrante, a quarta geração vem sendo a nova revolução nos meios jornalísticos. “Hoje em dia é preciso interagir com o ouvinte ou o telespectador, essa nova geração não quer ficar apenas escutando a informação, mas sim, interagir e tirar as suas duvidas”, afirma.
Devido as facilidades da informação e da comunicação, é preciso ser atuante e ter uma visão ampla sobre o que estará fazendo. “Para fazer uma matéria, é preciso ter o diferencial, não apenas o que todos vão fazer”, relatou Castiel.

Sobre o futebol vinculado a TV, o jornalista, crítica o jeito como isso é conduzido "A TV não pode ser fonte pagadora dos clubes. É um absurdo jogar às dez da noite em troca de uma cota", salientou.
Seu blog em Santa Catarina, é uns dos mais acessados. “Tenho em torno de 60.000 acessos mensais, com picos que chegam em 150.000. Esse número se deve ao veículo que está vinculado,a RBS, mas principalmente, a interação com o leitor, que expõe sua opinião”, finalizou.


Foto: Ana Paula Vieira/Portal Satc

Mateus Mastella
mastella2@hotmail.com