Bosque dos Buritis, um lugar encantador no centro Goiânia



Situado no centro da cidade de Goiânia(GO), na Alameda dos Buritis, Avenida Assis Chateaubriand com rua 1, Setor Oeste, está o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia, o lindíssimo e aconchegante Bosque dos Buritis que ocupa uma área de aproximadamente 125m². Dotado de estação de ginástica e pista de cooper tem três lagos artificiais abastecidos pelo Córrego Buriti.
Desde a ocupação da cidade até os dias atuais, a área vem experimentando muitas interferências que desfiguram as características originais, o que muito me entristece. A vegetação nativa, por exemplo, foi em parte substituída por plantas exóticas, restando somente 10% da mata original, repito, resta apenas 10% da mata original. Já foram implantados no Bosque, calçadão, alambrado, calçamento interno, meios-fios, lagos, cascatas e lanchonete.


Na área se encontra o Museu de Arte de Goiânia, o Centro Livre de Artes e duas obras que muito agradam o gosto dos goianienses e porque não dizer dos turistas: o Monumento à Paz que abriga terras provenientes de vários países, uma fonte que chega a atingir 50 metros de altura. Quiosques que servem água de coco e caldo de cana, que vendem jornais e revistas, bem como de flores e plantas ornamentais colaboram para fazer do local um recanto preferido da comunidade.

É um dos meus lugares preferidos nessa cidade. Ideal para encontros rômanticos, conversas descontraídas com amigos, ideal para fins de tarde com conversas sarcásticas(saudade!!!). É um lugar que passa tranquilidade e paz!
Visitem! Vale a pena!


Por,
Marlon L
@MarlonL_