quarta-feira, dezembro 30, 2009

Economia: Dólar tem a maior desvalorização na história do Real

Neste ano, o dólar atingiu sua maior desvalorização em relação ao real, aponta estudo da consultoria Economatica. Nas contas da empresa, a moeda americana já perdeu 25,46% de seu valor neste ano (até essa terça-feira, dia 29). A alta desvalorização do dólar representa a maior perda anual nos 15 anos de história do real.

A Economatica, afirma que esta é a maior desvalorização do dólar em relação a todas as moedas brasileiras.

Antes de 2009, a maior valorização do real sobre o dólar tinha acontecido em 2003, quando a moeda americana caiu 18,23% no acumulado anual. Apesar da queda expressiva, do final de 199, ano em que foi instituído o plano real, até hoje, o dólar subiu 106%.

Enquanto a desvalorização do dólar no Brasil neste ano marcou 25,46%, no Chile, foi de 21,03%; na Colômbia, de 9,17%; no Peru, de 7,40%; e no México, de 5,59%, detalhou a Economatica.

Avaliando os impactos do câmbio no lado real da economia brasileira, é simples observar quem se beneficia e quem é prejudicado pelo dólar desvalorizado. Do lado dos beneficiados estão quem investir em máquinas e equipamentos importados, a população que planeja viajar, os consumidores que têm maior acesso aos produtos importados e os trabalhadores em geral, já que a renda da população em dólar aumenta à medida que o câmbio desvaloriza. No outro extremo, o setor industrial que compete com o produto importado, a parcela da população que passa a ter menos acesso a produtos de origem externa e os que ficam mais distante de viagens internacionais se vêem em pior situação com o dólar em baixa frente ao real.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...