Detonautas com cd acústico! Tico Santa Cruz com trabalho solo?



A banda carioca Detonautas acaba de lançar um CD acústico gravado em 28 de abril de 2009 em show no Pólo de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro (RJ).

Acústico que a meu ver mexeu bastante nos arranjos e tornou as músicas mais suscetíveis ao sucesso, com uma bela pitada de pop as baterias claro perderam peso e com o charme único que tem os violões as melodias ganharam mais liberdade, não é um daqueles acústicos cheios de enfeites, até porque quem faz boas músicas como os Detonautas não precisa de adornos.

Acústico este que parece dar um pouco mais de calma para a banda depois do disco “O Retorno de Saturno”(2008), gravado após a morte do guitarrista Netto num assalto em junho de 2006 que teve super-repercussão na mídia e que inclusive me fez arrepiar agora. Quando eu soube da notícia através televisão corri para o computador para ver o blog de Tico Santa Cruz, fiquei como estátua em frente ao meu computador pensando:

- “Poxa... é...é...é...é verdade!”

O vocalista da banda, Tico Santa Cruz (foto acima), nascido no Rio de janeiro, em 30 de setembro de 1977, sob o signo de libra, cursou Ciências Sociais na UFRJ, Comunicação e Ed. Física não tendo concluído nenhuma das três faculdades por conta de sua dedicação total ao Detonautas Roque Clube.

Nessa época da morte de Netto foi quando Tico começou a demonstrar mais toda a sua compaixão pelos seres humanos, sua rebeldia contra a injustiça em nosso contraditório Brasil, toda a raiva com as máscaras dos nossos magníficos “atores” lá de Brasília. E isso antes que pensem qualquer coisa não foi só pela morte de Netto, como eu disse Tico fez Ciências Sociais e o que ele diz com o Detonautas não é em vão, eu só não sei se ele tem toda a liberdade que pode ter para expressar tudo o que pensa tendo contrato com gravadora e etc.

A cerca de dois anos numa conversa que tive com o próprio Tico Santa Cruz ele me disse:

- “Eu não sei escrever de amor!”

Isso pra mim foi estranho de ouvir. Eu vejo nele um poço que jorra poesia, tão belas que não precisam ser coisas melosas de amor. E na verdade ele fala de amor sem ser chato como a maioria das bandas, pois suas letras têm um toque de convivência, é algo mais real e não burocraticamente feito para vender, isso não é tão poético para muitas pessoas, pois para elas é mais fácil acreditar numa ilusão do que em quem esta do nosso lado.

Essa conversa com o Tico foi uma daquelas conversas em que fiquei de boca aberta, pois para mim ficou claro que Tico Santa Cruz é muito mais do que o cara que vemos ali em cima do palco.Tico tem Blog e canal no YouTube em que expressa tudo isso, inclusive cita ser trabalho solo, será que vem algo novo por ai??? Confiram as coisas que ele escreve no blog e os vídeos no YouTube, é enriquecedor!

Abraços com afeto,


Por,Marlon L.
Twitter: MarlonL_
E-mail:
marlonpl20@yahoo.com.br