Música: Baiana Pitty lança CD com menos peso do que os outros álbuns



'Chiaroescuro’ é o terceiro álbum de estúdio de Priscilla Novaes Leonne, esse é o nome da cantora baiana Pitty. Lançado pela gravadora Deckdisc, o CD produzido por Rafael Ramos vem após quatro anos do último trabalho gravado em estúdio pela cantora, o ‘Anacrônico’ (2005). Me adora, primeira música de trabalho, já ocupa a primeira posição em várias rádios do país. A arte do disco foi extraída do quadro “Chiaroescuro” pintado por Catarina Gushicken durante as gravações do disco.

Pra quem não sabe, Chiaroescuro foi gravado na casa da cantora baiana, a banda deixou de lado tudo que dizem que precisa ser feito na gravação de um disco, em termos de sala, de separação de instrumentos, que para gravar a voz tem de ter aquário, esqueceram os conceitos e não fizeram nada disso.

"Se fizesse sempre a mesma coisa, eu me sentiria morta”, disse Pitty numa entrevista!

Poxa, “Chiaroescuro” tem uma sonoridade fantástica com letras que não fogem das temáticas da Pitty. É um disco com menos peso que os outros mas que mostra claramente muito das influências que ela tem, como Queens of the Stone Age, Schumann, Billie Holiday, Pantera e isso sem deixar de mostrar que é um trabalho feito de cara limpa. É o segundo disco mais vendido no Brasil, pra mim o álbum “Anacrônico” (O segundo álbum da Pitty) é o melhor da cantora, ao meu ver, é um CD com músicas mais intensas e mais empolgantes também!

Em relação a essa mudança no direcionamento da sonoridade da banda, Pitty já disse que seu esquema é não ter esquema, que adora brincar com as coisas que a diverti. Isso fica evidente em canções como “Água contida”, “Só agora” e “A Sombra”. Por isso também ressalto o trabalho do produtor musical Rafael Ramos que assina o disco, Pitty e Rafael têm um encaixe perfeito, o que tem tornado a baiana o grande ícone do rock brasileiro na atualidade!

“Todos estão mudos”, Pitty resolveu desabafar uma sensação que tem de que em sua geração ninguém fala nada (não tenho dúvidas disso). As pessoas têm medo de dar opinião, porque o fato de ter uma opinião sobre alguma coisa virou ofensa pessoal. Você tem de ser politicamente correto o tempo todo, não ofender ninguém, não fumar, não beber...

“Chiaroescuro” meche com as emoções, não é apenas música!


Por,
Marlon L
Twitter: MarlonL_