Antes de viajar, passe no Hemosc e doe vida‏

Colaboração: Douglas Saviato
Antes de viajar neste fim de ano, o Hemosc convida a população para comparecer ao hemocentro. Neste período do ano, as captações são limitadas por causa das festas de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo. Segundo a responsável pela captação de sangue do Hemosc de Criciúma, Ana Rúbia Pelegrin Zanetti, desde o início desta semana as coletas diminuíram consideravelmente.

“Para não deixar que as bolsas de sangue faltem no nosso estoque pedimos a solidariedade da população. Os tipos sanguíneos negativos são os mais críticos, no entanto, todos as tipagens são importantes”, frisa. O Hemosc estará fechado nesta quarta-feira, dia 24, véspera de Natal, e nesta quinta-feira, dia 25, dia de Natal. Na semana que vem, a instituição também estará fechada na quarta-feira e na quinta-feira por causa do Réveillon.

Para manter o estoque do hemocentro em um nível confortável seria necessário a doação de aproximadamente 70 pessoas por dia. A preocupação é não deixar que o estoque do hemocentro fique com poucas bolsas de sangue, pois com as festas de fim de ano os acidentes são mais constantes e a demanda pelas bolsas aumenta. “Além disso, depois das festas chega a temporada de Verão, onde as pessoas se deslocam para o litoral e as captações diminuem consideravelmente”, destaca a responsável pela captação.

A instituição de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 27 hospitais e clínicas atendidas na região. O processo de doação não dói, leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas.

Quem pode doar sangue – Para ser doador basta o voluntário comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável.

Hemosc com novo número - O Hemosc fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O hemocentro fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. Mais informações pelo novo número (48) 3444-7400.