Criciúma perde para o Botafogo mas permanece na Série A

Texto: Leonardo Zanin e Fotos: Fernando Ribeiro
O Criciúma foi até o Rio de Janeiro (RJ) na tarde deste domingo (08/12) enfrentar o Botafogo na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A. Jogando no estádio Maracanã, o Tigre foi derrotado por 3 a 0 pela equipe carioca. Com esse resultado, a equipe tricolor terminou a competição com 46 pontos.
A partida começou equilibrada com as duas equipes precisando do resultado, o Botafogo para buscar uma vaga na Libertadores e o Criciúma para permanecer na Série A. E nesse duelo, quem conseguiu abrir o placar foi a equipe carioca, aos nove minutos, com Lodeiro cobrando falta. O Tigre não desanimou e respondeu com João Vitor. O meio campista recebeu passe na entrada da área e chutou forte, mas o goleiro Jefferson salvou o Botafogo. O Criciúma ainda tentou criar jogadas para buscar o empate, mas parou na marcação botafoguense.
O Tigre voltou para o segundo tempo partindo para cima. Logo aos cinco minutos, Bruno Renan chutou forte de fora da área e o goleiro Jefferson se esticou para salvar a equipe carioca. Com um a menos em campo, após a expulsão de João Vitor, o Criciúma não conseguiu segurar o Botafogo, que chegou ao segundo gol com Elias, aos 22 minutos. Aos 36 minutos, Douglas recebeu cruzamento de Leandro Brasília e chutou de primeira, mas mandou por cima do gol. Aos 42 minutos, Seedorf ainda marcou o terceiro do Botafogo. Antes do apito final, o Tigre ainda lutou para tentar descontar, mas não conseguiu.