Faça da segunda-feira o dia das oportunidades

Domingo não está nem na metade e no Facebook começa a pipocar de imagens como “amanhã é segunda-feira”, geralmente com a carinha de um cachorro exausto ou o Garfield (representante-mor do ódio às segundas) fazendo qualquer reclamação sobre a semana que começa. Por volta da quarta-feira, começam a aparecer as imagens fazendo contagem regressiva para sexta e, na sexta, um verdadeiro Carnaval comemorativo toma conta da rede social.

Se você costuma ficar desanimado com a chegada da segunda, eis algumas dicas para você tentar mudar a sua perspectiva:
1. Veja a segunda-feira como o primeiro de cinco dias em que você precisa resolver projetos. O simples fato de você organizar suas tarefas para cinco dias seguidos, sendo a segunda o primeiro, já muda um pouco a forma de encarar a segunda. Sejamos francos: seja qual for nossa profissão, precisamos encarar o dia-a-dia. Se você passa a semana inteira desejando chegar sexta-feira, talvez seja um sinal muito importante do seu cérebro para você mudar algumas coisas na sua vida. Sobreviver desse jeito é um desperdício de vida e tanto.
2. Tenha objetivos de longo, médio e curto prazo. Esses objetivos te dão foco no dia-a-dia. Se você souber que pretende comprar um carro daqui a seis meses, vai ficar mais fácil economizar dinheiro, por exemplo. Se você está fazendo estágio em uma empresa há três meses, mas vive cansada, pense no motivo pelo qual está fazendo isso. Você sabe que é bom para a sua carreira fazer esse estágio, que é bom ganhar seu próprio dinheiro e que você aprende muita coisa no dia-a-dia que sempre vai fazer parte da sua experiência profissional. Ter objetivos é essencial para que você não perca tempo na vida fazendo algo que não lhe acrescentará nada. É o seu parâmetro.
3. Pare de pensar só em trabalho. Nem todos temos o emprego dos sonhos, mas nem por isso devemos resumir nossa vida ao nosso trabalho. Se o seu trabalho não te motiva o suficiente, ou te deixa cansado – enfim, sabemos os motivos que nos fazem odiar as segundas-feiras -, se isso acontece, valorize mais as outras atividades da sua vida, as coisas que você gosta de fazer. De repente a segunda-feira pode ser o dia em que você fará um artesanato novo em casa, por exemplo, ou irá ao cinema com uma amiga. Procure encontrar motivações além do trabalho.
Algumas pessoas fazem da vida seu trabalho porque realmente amam o que fazem e se sentem completas dessa forma. Essas pessoas, no entanto, não odeiam as segundas-feiras. Seja qual for sua atividade, valorize a sua vida e busque fazer o que você realmente ama. Pode demorar, pode ser rápido, mas tenha um ideal. Transforme esse ideal em objetivos, com metas e prazos. Viver com significado é o jeito mais fácil e verdadeiro de encarar as segundas-feiras e chegar naquele estado de “Nossa, mas já é sexta?” em que você desejaria continuar trabalhando mais.
Todos os dias quando acordamos temos a oportunidade de fazer algo extraordinário em nossas vidas, nem que seja somente para celebrar o fato de estarmos vivos e abertos a mil possibilidades.