Plantio de árvores e celebração marcam dia da água

Urussanga/SC - O dia mundial da água foi marcado pelo plantio de mudas nativas às margens da nascente do Rio Barro Vermelho, em Urussanga. A ação faz parte da programação organizada para a semana que marca a importância da preservação da água. De acordo com o diretor do Samae Odivaldo Bonetti, cerca de 200 mudas foram plantadas no local, todas doadas pelas empresas Afubra e Tractebel. O plantio de mudas contou com a participação de jovens integrantes do Leo Clube de Urussanga, do Departamento de Meio Ambiente, do Lions Clube, da Epagri, do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e do Samae. No fim do dia, uma celebração na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição encerrou a agenda do dia.

Entre os dias 23 e 25, serão realizadas palestras para alunos do ensino médio e fundamental no Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida, no Colégio Estadual Caetano Bez Batti e no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Posteriormente, será desenvolvido um concurso com o tema água, relacionado às palestras.

Conforme Bonetti, este concurso será de redação aos alunos de 5ª a 8ª série e de desenho aos alunos de 1ª a 4ª série. Os primeiros colocados serão premiados pelo Samae de Urussanga. No dia 26, sábado, o grupo vai realizar uma limpeza em um trecho do Rio, para retirada de entulhos nas margens. “Nossa idéia é conscientizar as pessoas da importância de se preservar a água. A união destas entidades em função da importância de conscientizar os moradores para a preservação da água é fundamental para o sucesso de qualquer campanha”, disse ele.