Criciúma/SC - Encontrada mortadela suspeita de contaminação

No primeiro estabelecimento visitado pela Vigilância Sanitária de Criciúma, hoje pela manhã, foram encontradas as primeiras 19 unidades do lote da mortadela com toucinho da marca Pena Branca. O produto, suspeito de contaminação por bactérias, estava no depósito de uma rede de supermercados.
O gerente da loja, Rogério Mota, disse que quando soube do comunicado da Vigilância Sanitária do Estado tratou logo de retirar o produto da área de venda.

Uma notificação foi realizada pela Vigilância e a mercadoria foi recolhida para análise. “O que encontrarmos será enviado para o laboratório analisar. Se for constatada a presença da bactéria, o lote será incinerado e levado para o aterro sanitário. Caso contrário, será devolvido aos estabelecimentos”, informa o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Valter Mariano.


Produto retirado de circulação

A medida de retirar a mortadela de circulação foi ordenada nesta semana pelo secretário de Saúde do Estado, Dalmo Claro de Oliveira, devido à morte, no último domingo, de uma mulher em Joinville, por botulismo. A suspeita é de que o produto esteja contaminado pela bactéria Clostridium, causadora do botulismo, uma doença rara. Oliveira declarou que todas as mortadelas fabricadas em 17 de fevereiro e com validade até 18 de abril não devem ser consumidas até que os exames sejam concluídos.

Textos: Decom Fotos: Divulgação