Porto Alegre é demais, o sucesso de Lady Gagaúcha no Youtube


Nem todo mundo sabe é que a personagem é, na verdade, um conjunto de alunos. Não apenas a Carolina Kuhn, que interpreta a cantora no vídeo, mas outros seis estudantes de Publicidade e Propaganda da ESPM/RS estão por trás dessa criação.

Com uma mega motivação, eles se juntaram para fazer um trabalho de aula que em poucas horas se transformou em fenômeno do Youtube.

Depois de estudar o comportamento dos usuários de redes sociais, ver o que funcionava e o que não funcionava, os alunos optaram por fazer uma paródia da Lady Gaga. “Era a opção mais complicada, mas a que daria o melhor resultado”, conta Pedro Sanchotene, 21 anos.

“A Lady Gagaúcha foi muito inspirada na Sthefany”, conta a Carolina Kuhn, que interpretou a cantora. O Guri de Uruguaiana também foi uma das referências.

Os alunos publicaram no YouTube um teaser: foram até o aeroporto e encenaram a chegada de Lady Gaga em Porto Alegre. Somente dois dias depois é que eles publicaram o videoclipe “Porto Alegre é Demais”, no mesmo dia em que a real Lady Gaga lançou “Alejandro”. Em seguida, começaram a disseminá-lo em blogs de humor, fofoca e redes sociais.

Na mesma noite, alguns dos alunos deram uma entrevista ao vivo na TV COM. O vídeo virou “trending topic” no Twitter e foi publicado nos maiores portais da internet como Terra, ClicRBS, G1, sem falar no imenso número de blogs.

Os criadores da Lady Gagaúcha: Carolina Kuhn, Marcela Zappelini, Josiane Poncio, Juliana Rockenbach, Dimas Vedovato e Pedro Sanchotene