Chuva castiga Timbé do Sul


Outro temporal atingiu pelo segundo dia consecutivo o município de Timbé do Sul. Por volta das 13h30min desta terça-feira a chuva começou moderada, com alguns momentos de estiagem, mas depois das 15 horas a chuva foi torrencial, informa o Portal Satc.

Enquanto os técnicos preparavam um relatório de prejuízos que deve ser encaminhado à Defesa Civil Estadual, outros prejuízos na malha viária foram registrados. O prefeito Eclair Alves Coelho assinou nesta manhã, 22, o terceiro decreto de situação de emergencial neste ano.

Ainda na segunda-feira, duas comunidades, Figueira Bordignon e Figueira Aléssio, tiveram as pontes de acesso destruídas. Mais de 50 famílias seguem isoladas e devem permanecer assim até que o leito do rio volte ao normal. Segundo o prefeito, uma passagem provisória deverá ser construída nos próximos dias.

“É uma solução paliativa. O desespero está geral no município. Precisamos da ajuda do Governo do Estado e Federal, pois não vamos conseguir nos recuperar sozinhos”, menciona ele que nem 20% dos estragos na malha viária causados pela enxurrada de janeiro deste ano foram recuperados ainda.

Na localidade de Vila Marchesini, máquinas do setor de obras fizeram um trabalho paliativo para liberar acesso de veículos. As aulas das redes estadual e municipal de ensino também foram afetadas, pois o transporte escolar não está tendo acesso a alguns locais. Cerca de 100 alunos estão tendo dificuldades para chegar até a escola, alguns deles estão caminhando até três quilômetros para chegarem ao ônibus escolar.

A informação do prefeito é de que o município precisa dos trabalhos de mais uma escavadeira hidráulica, patrola e liberação ambiental para retirada de cascalho para repor nas estradas. Segundo ele, será necessário mais de 800 drenos para reformar a rede pluvial; recursos para reestruturar três galerias pluviais no centro, na Avenida Central, Rua Pio Damiani e Estrada Geral Urussanguinha.

¹Com informações de Larissa Biléssimo/Assessoria de Imprensa de Timbé do Sul.