segunda-feira, janeiro 03, 2011

14 mortos na operação Ano Novo nas rodovias de SC

Desde quinta-feira, quando começou a operação de Ano Novo das polícias do Estado, 14 pessoas morreram no trânsito em Santa Catarina. Dez das vítimas fatais estavam em motocicletas.
O último acidente registrado aconteceu em Apiúna. O choque entre uma Saveiro e uma Honda foi no km 110,3 da BR-470. O condutor da moto, Lauro Raimundo, 52 anos, e o caroneiro Marcelo do Rosaro, 20 anos, morreram no local.
Todo cuidado é pouco quando se trata da própria vida. Especialistas, como Os Motoqueiros, tem sugestões de como motociclistas podem se proteger melhor no trânsito.

1-) Na cidade ou na estrada, pilote sempre com responsabilidade.

2-) Diminua a velocidade quando houver incertezas na rua ou estrada.

3-) Nunca pilote com álcool na cabeça, no estômago, ou nas veias.

4-) Não ultrapasse sem ter certeza: visão frontal, e dos espelhos.

5-) Nunca faça conversão a esquerda em pistas de mão dupla, dê a volta no quarteirão.

6-) Não salte em lombadas, este instrumento é construído para reduzir a velocidade.

7-) Cuidado quando ficar algum tempo sem pilotar. Ficar muito tempo longe da moto pode acarretar em perda de reflexo.

8- ) Se pilotar todos os dias, não abuse da confiança.

9-) Em viagens, pare com frequência de 100 a 200 km, faça um alongamento , tome uma água, o vento desidrata, sua viagem ficará mais prazerosa , e você verá detalhes do trajeto que nunca imaginava que existissem.

10-) Pilote sempre com a luz acesa.

11-) Cuidado com veículos estacionados, eles tendem a sair em cima de você.

12-) Cuidado com cruzamentos.

13-) Quando for inevitável uma parada de emergência mantenha o giro do motor, até acelere um pouco. Com o pé esquerdo vá baixando as marchas e, com o direito mantenha a ação no freio traseiro.

14-) Independente da sua velocidade de tocada, a distância segura do carro/moto da frente sempre será no mínimo de 3 segundos, é o tempo que você leva para acionar os freios.

15-) Freiar em curva com a moto inclinada , pouco irá te ajudar, (exceto quem toca muito, muito mesmo), o normal é terra.

16-) Faça uma inspeção rápida nas condições da moto , sempre que for andar após um período parado, pneus, corrente, pregos, raio quebrado, bagagens solta.

17-) Não existe sinal totalmente verde para moto, tenha uma reserva de cautela.

18-) Usar equipamentos de segurança, principalmente o capacete, sempre.

19-) Na estrada ou cidade, mantenha a visão no ponto mais longe possível, de preferência, movimente o raio de visão, uma no espelho, uma na direita , uma na esquerda e uma no centro.

20-) Em uma curva média ou alta, não use toda a linha interrna da curva já no seu início, isso diminue o seu campo de visão.

21-) Quando viajar com muita bagagem, várias mochilas e bolsas, coloque a moto bem na vertical, e vá amarrando individualmente, volume por volume. É a única maneira da sua bagagem permanecer firme.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...